Páginas

segunda-feira, janeiro 07, 2013


O tempo tem o dom de banalizar acontecimentos notáveis e de desvalorizar sentimentos grandiosos.

2 comentários:

  1. Aqui pode discordar? Pois eu andei me esforçando para pensar sobre isso e não consegui ver densidade na estrutura dessa opinião que navega pela rede mundial de computadores.

    O tempo nada banaliza. O tempo nada desvaloriza.

    Fosse assim e não ouviríamos mais a Nona Sinfonia de Beethoven que é merecidamente usada como exemplo de perfeição - junto com meu nariz e olhos.

    Fosse assim e nomes como Isaac Newton e Albert Einstein não perdurariam.

    Fosse assim e não lembraríamos mais do sentimento grandioso que fez (Mahatma) Mohandas Karamchand Gandhi levar uma gigantesca colônia inglesa à independência sem o uso de violência - contra o poderoso império.

    Fosse assim e esqueceríamos que Tariq ibn Ziyad liderou a invasão moura à Penísula Ibérica pelo Estreito de Gibraltar queimando seus navios e dizendo aos seus homens, "Oh, meus guerreiros, para onde podeis fugir? Atrás de vós está o mar, diante de vós, o inimigo. Só vos resta a esperança da vossa coragem e da vossa determinação. Lembrai-vos que aqui sois mais afortunados que o órfão sentado à mesa do patrão avaro. Vosso inimigo está diante de vós, protegido por um exército inumerável. Ele tem homens em abundância, mas vós, como único recurso, tendes vossas próprias espadas... Não acrediteis que eu pretenda incitar-vos a enfrentar perigos que eu próprio me recuse a partilhar convosco. Durante o ataque, estarei na frente, onde a chance de sobreviver é menor."

    Fosse assim e uma lágrima não rolaria do rosto da mãe que, em seu leito de morte aos 82 anos, lembrou do seu filho que não conseguiu viver 3 anos.

    O único dom que o tempo possui é o de passar relativamente.

    Se acontecimentos notáveis foram banalizados, não eram tão notáveis e nos apegamos a alguma ilusão. Se sentimentos grandiosos foram desvalorizados, não eram tão grandiosos e nos apegamos a alguma ilusão.

    Tenhamos cuidado com as ilusões e busquemos a essência em tudo.

    Um grande beijo do seu amigo, agora surfista, e admirador intelectual.

    ResponderExcluir