Páginas

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Eu

Hoje me olho no espelho e sei quem sou. Não porque sou esperta ou madura, mas porque já vivi e já vi de mim o bastante. Hoje sei que nunca será o suficiente pra eu me conhecer. Hoje sei que a imagem que construí de mim mesma não é exatamente quem eu sou. Sei que as pessoas me interpretam de maneira equivocada. Sei que o meu jeito de ser confunde as pessoas e a mim mesma. Hoje gosto do que sou. Não que eu seja melhor que os outros. Eu sequer sou o melhor que eu poderia ser, mas já me habituei com isso e fiz as pazes comigo mesma. Hoje eu conheço os meus defeitos e reconheço as minhas qualidades. E sei até quando estou subestimando a mim mesma. Sei também quando estão me superestimando. Hoje entendo quando sou sincera, e quando sou estritamente educada. Hoje sei que gosto de elogios, apesar de me sentir desconsertada. Sei que gosto de elogiar também, e sei que, quando o faço, é de forma sincera. Sei que gosto de agradar as pessoas e de vê-las satisfeitas. Hoje sei que falo demais, e admito que goste de chamar a atenção. Hoje entendo que isso às vezes me expõe e me faz mal, mas entendo também que eu não saberia ser diferente. Hoje eu sei que eu me culpo, que me arrependo, e que me lembro de erros que todos já haviam esquecido. Que sei perdoar mais aos outros que a mim mesma. Mas já compreendo isso e isso me ajuda a me perdoar. Hoje eu lido melhor com minhas manias e vou me curando aos poucos. Hoje eu sei a diferença de quando sinto raiva, rancor, mágoa ou resignação. Sei também que não sei guardar estes sentimentos por muito tempo. Entendo que isso me faz parecer boba, mas em compensação me faz muito bem. Sei distinguir euforia de alegria, e alegria de felicidade. Sei como não descontar minhas mágoas nos outros; sei ser empática e de igual forma sei quando não o sou. Sei que tento ser perfeita, mas de tão longe que estou de conseguir isso, sei que me julgo todo o tempo. Mas sei que há algo de bom em mim, não exatamente porque eu saiba reconhecer o meu melhor, mas porque estou rodeada de pessoas boas que me dizem isso pra que eu possa lembrar. Hoje sei separar planos de sonhos, e sei que não posso conquistá-los todos. Sei que eles vão além da minha capacidade, mas também sei que me é dada a chance diária de me superar. Sei que corriqueiramente não aproveito essa chance. Hoje sei que quero abraçar o mundo, e que quero mais do que posso fazer. Hoje eu tento, diariamente, me conformar com minhas limitações diante do mundo. Entendo isto e tento me conformar com os riscos de me frustrar. Hoje já consegui me fazer entender que não, não é possível agradar a todos e, incansavelmente, tento me convencer a parar de tentar. Hoje eu sei que há um Deus que me ama, apesar de eu não merecer, e que cuida de mim, mesmo quando eu me esqueço de pedir. Hoje sou feliz, assim, como sou. Imperfeita, infantil, imatura, incompleta, indecisa, e com todos os 'ins' mais. Mas sou eu, e sei quem sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário